A INSTITUIÇÃO CARUANAS

A INSTITUIÇÃO CARUANAS

O início desta história de luta mistura-se a muitas outras que começaram com um sonho, sonho de gente simples que um dia pensou que desta ou daquela maneira estaria ajudando ao próximo.
Criou-se então, a Associação Cultural Beneficente Caruanas do Marajó foi idealizada com este objetivo. O sentido de ajuda estendeu-se a vários planos e modificou a forma de envolvimento nos projetos. A preocupação principal é a busca pela preservação da natureza na Ilha de Marajó e da valorização dos conhecimentos produzidos localmente destinados a estabelecer uma relação respeitosa entre homem e meio-ambiente.
A comunidade carente do município de Soure acolheu a ideia e entendeu que seu desenvolvimento econômico e humano dependia dessa preservação. Com isto a Associação cresceu, tomou forma e com projetos sociais importantes disseminou informações úteis ao desenvolvimento sustentável da Ilha, preservando as culturas tradicionais do Marajó e realizando projetos sociais com as crianças carentes da região.
A Instituição foi fundada pela pajé e escritora Zeneida Lima e a imortal Rachel de Queiroz  em 21 de julho de 1999 para desenvolver e disseminar a educação e cultura na Ilha de Marajó. Desde sua fundação, a entidade é presidida pela PajéZeneida Lima. No dia 06 de novembro de 2003, tornou-se a Organização Não-Governamental CARUANAS DO MARAJÓ CULTURA E ECOLOGIA. Como ONG continua realizando os mesmos projetos e agora com novas parcerias.
Uma das realizações importantes da ONG foi a criação da Escola de Ensino Fundamental Maria Isabel Castro Amazonas, no Município de Soure e que hoje chama-se E.R.C. Zeneida Lima de Araújo. Um convênio firmado com a Secretaria Estadual de Educação proporciona o acesso à educação para 260 crianças das comunidades carentes do Marajó, dando-lhes uma nova perspectiva de futuro, retirando-as de situações de risco e criando uma relação íntima e de amizade com a natureza. Acredita-se ser este o primeiro passo para o desenvolvimento de cidadãos que valorizarão o ambiente em que vivem e perpetuarão estas ideologias através de seus filhos. Zeneida Lima entendeu que a educação é o ponto principal de modificação da realidade.
A instituição também firmou convênios com entidades no Pará como a fundação Carlos Gomes, que levou ao Marajó o projeto de musicalização, e o Detran/PA, que implantou o projeto Pacto Cidadão Pela Vida no Trânsito. Com o apoio de instituições universitárias do Pará e do Rio de Janeiro, a ONG desenvolveu jornadas de Oficinas e Palestras, que por quatro anos consecutivos leva à comunidade a discussão de temas relevantes e proposição de soluções para os problemas da população do Marajó. Outra atividade desenvolvida é o mapeamento das carências da população, visando preservar o modo de vida marajoara, o que Zeneida Lima considera um patrimônio cultural da Amazônia e do mundo.
Na área onde funciona a entidade será instalado brevemente o Museu dos Caruanas, que abrigará todos os utensílios e objetos utilizados na cerimônia da pajelança e terá imagens dos Caruanas e do Mundo dos Encantados, conforme as descrições relatadas por Zeneida.
Outra iniciativa que está em vias de execução é a criação de uma cooperativa para os pais e mães de alunos que estudam na escola da ONG. A instalação desse projeto visa a geração de emprego e renda para a população carente do Marajó.

As Jornadas de Oficinas e Palestras
As Jornadas de Oficinas e Palestras foram criadas pela Instituição em 2002 com o objetivo de desenvolver ações que promovessem a cultura, a educação, as artes e a preservação da Natureza.
Diversos profissionais voluntários, ao longo dos anos, abraçaram esta ideia e hoje o evento conta com parceiros como o Governo do Estado do Pará, empresas como Petrobrás, IBM, Vale, a Fundação Carlos Gomes, Sebrae e diversas empresas que a cada ano unem-se em prol da realização da Semana de Oficinas e Palestras.
Os profissionais envolvidos dedicam seu tempo e repassam seus conhecimentos à crianças e jovens da Instituição, bem como, à comunidade de Soure, interessada nas ações promovidas.
Todos os cursos e palestras são ministrados no ambiente da Escola Zeneida Lima de Araújo que conta com uma estrutura de 13 salas que são integralmente disponibilizadas para o evento, assim como, todos os recursos de áudio, vídeo e materiais para o desenvolvimento das atividades propostas pelos profissionais.
Hoje, na 5ª edição do evento, a Instituição Caruanas do Marajó, Cultura e Ecologia, orgulha-se pelo legado deixado por estes profissionais que seguramente mudaram a visão de mundo de centenas de crianças, jovens e adultos que tiveram a oportunidade e o interesse de dedicar um tempo para modificar sua realidade.

   
Oficina de EVA     Oficina de Grafite
       
   
Oficina de Libras     Oficinas de Desenho



A Jornada 2011
O tema escolhido para a V Jornada de Oficinas e palestras no ano de 2011 foi Um Jovem Verde para o Planeta
Quando refletimos o que tem sido feito para melhorar o ambiente em que vivemos, pensamos em ações para conter o desmatamento, para diminuir a degradação da camada de ozônio, para melhorar o ar que respiramos e para proteger as poucas fontes de água potável no mundo. No entanto, a consciência ambiental não se inicia somente de fora para dentro, é exatamente a ação contrária que cria o vínculo, a responsabilidade e o amor à causa.
A criança e O JOVEM são mais que espelhos de um futuro próximo, são a nossa esperança de um futuro melhor.
Nesta V Jornada de Oficinas & Palestras, retomemos então o caminho correto. Formemos um jovem livre de problemas sociais, saudável, com uma visão sustentável sobre o planeta, com capacidade paragerar renda, que valorize e preserve sua cultura, que ame a natureza e que seja a esperança de um futuro melhor.
A conservação do planeta é responsabilidade de todo ser humano. Impedir o aquecimento global é nosso dever diário, lutar pelas águas do planeta é uma vigilância constante e crescer de modo sustentável É O NOSSO DESAFIO para este século.
Um Jovem saudável, preparado para o futuro, com consciência ambiental e valores sociais e morais é NOSSA META. A garantia de seres humanos melhores PARA ESTE PLANETA.

   
Show de Nazaré Pereira



Nosso Símbolo
Segundo as tradições dos índios marajoaras, quando o mundo que conhecemos foi criado a terra dividiu-se em Mundo dos Viventes e Mundo das Energias, ou Caruanas.  Aguaguara foi a primeira energia a vir para a terra. Chegou com a missão de colorir tudo a sua volta e coloriu de um vermelho intenso a ave guará, típica da região do ´Marajó, e por isso foi chamada de Aguaguara.
Ela voa no silêncio da noite levando as energias doentes dos viventes até o Girador, o senhor do movimento, e trazendo de volta à terra essas energias renovadas . É por isso que Aguaguara é retratado com o bico sempre apontado para o infinito representando sua força de renovação,e é o símbolo desta Instituição.