Henrique Lopes, criador da Gina Indelicada, faz imersão no projeto Caruanas do Marajó

A convite do Criança Esperança, o influenciador digital Henrique Lopes, criador do personagem Gina Indelicada, sucesso nas redes sociais do todo o Brasil, viajou para a Ilha de Marajó, no Pará. Henrique conheceu de perto o projeto Caruanas do Marajó, ONG que atende a 300 crianças e adolescentes, que recebem aulas do ensino fundamental e cursos diversos – entre eles, o de cerâmica marajoara, uma tradição que havia desparecido da maior ilha brasileira.

Ao longo de sua imersão, Henrique Lopes conheceu as instalações completas da instituição, que foi construída com base na filosofia energética, onde todas as salas de aula e instalações possuem pisos acima do solo, com o objetivo de não agredir o local e captar boas energias. Henrique, que foi recebido por Dona Zeneida Lima, criadora do projeto, conheceu também a sala de música, com instrumentos comprados através das doações do Criança Esperança. O influenciador participou de uma trilha interativa e participativa na floresta com os alunos, em uma verdadeira aula de ciências ao ar livre. Além disso, experimentou ainda um curso prático de cerâmica marajoara e assistiu à partida de futebol de pé raspado da criançada, típica da região.

- Foram dois dias incríveis e uma experiência enriquecedora. Uma experiência única e singular. Meus parabéns para a Dona Zeneida, por ter essa garra, essa coragem e essa força para pensar o bem e colocar as crianças em primeiro plano. É um projeto inspirador, que faz o nosso olho brilhar, fiquei bem emocionado", contou Henrique.

Com o apoio do Criança Esperança, o Instituto Caruanas do Marajó promove oficinas de música e dança voltadas para a cultura regional. A relação da comunidade com a cultura local, com as raízes, vem transformando a vida desses jovens na Ilha do Marajó. E sabe qual é o resultado: eles melhoraram em tudo que realmente importa. A autoestima, o rendimento escolar e a convivência com a família e com os amigos.